Connect with us

Notícias

Telegram acata ordem de Alexandre e exclui post de Bolsonaro – 20/03/2022

Publicado

em


Atendendo a uma das determinações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o Telegram apagou neste domingo, 20, publicação feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em um de seus ataques ao sistema eletrônico de votação. Neste sábado, 19, o magistrado reconheceu que a empresa cumpriu, parcialmente, decisões por ele proferidas – e até então, ignoradas – e deu 24 horas para que a plataforma executasse os comandos restantes e eventualmente evitar a suspensão do aplicativo prevista para esta segunda-feira, 21.

O ministro do STF havia determinado a exclusão da postagem feita pelo perfil do presidente Jair Bolsonaro em decisão proferida no âmbito do inquérito das fake news.

No documento, o link listado por Alexandre remete à publicação em que o chefe do Executivo divulgou inquérito da Polícia Federal sobre um ataque hacker aos sistemas internos do Tribunal Superior Eleitoral, em 2018. A investigação foi solicitada pela própria corte eleitoral, que já reiterou, diversas vezes, que nunca foram encontrados indícios de que o ataque tenha afetado o resultado das eleições daquele ano.

A postagem, de 4 de agosto, afirmava: “Segue (sic) os documentos que comprovam, segundo o próprio TSE, que o sistema eleitoral brasileiro foi invadido e, portanto, é violável”. A publicação contava com quatro links, incluindo o inquérito da PF. Agora a mensagem que aparece no lugar da publicação afirma: “A mensagem não pôde ser exibida porque violou leis locais.”

Na ocasião, Bolsonaro usou os documentos para fazer alegações falsas e sem provas sobre fraudes no sistema eletrônico de votação. O episódio inclusive motivou a abertura de inquéritos no Supremo Tribunal Federal, tanto sobre o ataque às urnas quanto sobre a divulgação de inquérito sigiloso.

Além da exclusão da publicação de Bolsonaro, as determinações que ainda estavam pendentes de cumprimento, segundo o despacho dado por Alexandre neste sábado, 19, eram: a indicação, em juízo, da representação oficial da empresa no Brasil; a exclusão de um canal investigado no inquérito das fake news; e a prestação de informações sobre providências adotadas para o combate à desinformação e à divulgação de notícias fraudulentas, ‘incluindo os termos de uso e as punições previstas para os usuários que incorrerem nas mencionadas condutas’.

As ordens ainda pendentes de cumprimento pela plataforma foram listadas após o fundador do Telegram, Pavel Durov, pedir desculpas pelo que chamou de ‘negligência’ nos contatos com o Supremo e a empresa entrar em contato com a corte máxima informando ter executado parte das ordens expedidas por Alexandre.

O ministro determinou, na quinta-feira, 17, a suspensão do Telegram no País em atendimento a um pedido da Polícia Federal, devido ao reiterado descumprimento do aplicativo russo de decisões judiciais, como ordens para remover informações falsas, além de dificuldades de comunicação com a empresa. A decisão foi tornada pública na sexta, 18.

No despacho, Alexandre disse que a empresa deixou de atender aos comandos, “em total desprezo à Justiça brasileira”. O ministro argumentou que tal desrespeito e o reiterado descumprimento de inúmeras decisões “é circunstância completamente incompatível com a ordem constitucional vigente” e contraria o Marco Legal da Internet.





Fonte: Uol

Notícias

Prefeitura divulga programação do primeiro mutirão de empregabilidade de Juiz de Fora | Concursos e Emprego

Publicado

em

Segundo o Executivo, o evento contará com oportunidades de emprego, capacitação, orientações e informações para quem deseja gerar renda, seja por meio do mercado de trabalho formal, empreendedorismo ou autogestão e organização coletiva do trabalho.

No Parque Halfeld, equipes de recursos humanos de cerca de 15 empresas e entidades representativas receberão currículos para o preenchimento de mais de 700 vagas. Os interessados devem consultar as oportunidades de interesse no link ao final da reportagem, e preparar o currículo de acordo com as exigências.

A Prefeitura ressaltou que os profissionais devem se atentar aos documentos exigidos para cada vaga e levar o currículo impresso, um para cada oportunidade de interesse.

O “GerAÇÃO JF” terá atendimento prioritário para pessoas com deficiência e um posto de orientação, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH).

Também haverá cadastro e divulgação de cursos gratuitos, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senac) e Instituto Mix (Fort Educação). O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) apresenta novas tecnologias e tendências utilizadas na indústria.

A Sala do Empreendedor estará aberta para atendimentos. Os serviços incluem:

  • Análise de Viabilidade;
  • abertura e legalização de empresas;
  • Formalização; alteração e baixa de MEI;
  • Emissão de guias de pagamento e do Certificado CCMEI;
  • Consulta de débitos e parcelamento MEI;
  • Declaração Anual (DASN), além de orientações sobre Processo de registro de empresas e MEI;
  • Licenciamento municipal; Legislações de uso e ocupação do solo;
  • Criação de cooperativas e associações.

A Vigilância Sanitária esclarecerá dúvidas sobre o processo de licenciamento sanitário.

  • 9h30 – Empreenda com Sucesso – Sebrae – Fórum Municipal da Micro e Pequena Empresa
  • 10h30 – Marketing e Vendas sem Mistério – Enove – Fórum Municipal da Micro e Pequena Empresa
  • 11h30 – Sustentabilidade – a prática de projetos em diálogo com o ambiente de pequenos negócios – Studio Dialeto – Fórum Municipal da Micro e Pequena Empresa
  • 13h – Debate: melhoria do ambiente de negócios e o tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas – participação do secretário de Desenvolvimento, Ignácio Delgado; do coordenador da Sala Mineira do Empreendedor, Diego Farneiro; do Diretor-presidente da Emcasa (em substituição), Diogo Fernandes; e do analista do Sebrae MG, Paulo Veríssimo – Fórum Municipal da Micro e Pequena Empresa
  • 14h – Tendências e comportamentos para acesso ao novo mercado de trabalho – professor Luciano Cardoso de Melo – Senai
  • 14h30 – Mercado de Trabalho: Você está Preparado? – Senac
  • 9h30 – Marketing Digital – Sebrae
  • 10h30 – Economia Solidária: O que é, como se organiza e como participar – Intecoop
  • 11h30 – Minicurso Sindicato da Beleza – Sinprobel
  • 14h – Montagem de Currículo e comportamento em entrevistas – Talent Hunter
  • 15h – Boas práticas nos Serviços de Alimentação – Vigilância Sanitária
  • 10h – Gestão Financeira na Prática para Microempreendedores – Professor Marco Aurélio Kitesmann, Pesquisa de ponta da UFJF
  • 11h – Vendas – Sebrae
  • 14h – Minicurso Sindicato da Beleza – Sinprobel
  • 14h30 – Economia Solidária: O que é, como se organiza e como participar – Intecoop

Atividades para crianças

  • 10:30 às 12:30 Oficinas: Escultura de Balão e Pintura Facial;
  • 10:30 às 12:30 Xadrez e dominó gigante;
  • 11:00 às 12:00 Entrega dos desenhos das crianças fixados no Varal;
  • 11:00 às 12:00 Apresentação musical;
  • 12:30 Fechamento

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Fonte: g1.globo.com

Continue lendo

Economia

Drones tripulados: pelo menos 350 pessoas pagaram o equivalente a R$ 80 mil e tem brasileiro na fila | Fantástico

Publicado

em

“A gente fica com aquela imaginação do painel do controle de um avião, mas é bem simples na verdade. Você tem um painel que vai avisar quanto tempo você ainda tem de voo. E um velho joystick, daqueles videogames antigos, para a frente, pra trás, para um lado para o outro; você pode girar um pouquinho. E se você tira a mão do drone, ele desacelera sozinho até começar a planar. E desse lado ainda tem uma alavanca que determina que altitude você vai ficar”, comenta o repórter Pedro Vedova ao entrar no drone tripulado.

  • Drones tripulados: sonho de fugir do trânsito pelo alto está próximo de se tornar realidade; entenda
  • Relembre 5 matérias futuristas que o Fantástico já mostrou

O drone ‘Jetson’ pegou o nome do desenho famoso. Os Jetsons levaram a imaginação lá no alto.

Pedro Vedova em um drone tripulado — Foto: Fantástico

Não importa qual ficção científica a gente fale, o carro-voador tá lá. Agora, o futuro de ‘Blade Runner’ foi em 2019 e o do ‘De volta para o futuro’ também já é passado

Pelo menos 350 pessoas compraram esse presente. Elas pagaram o equivalente a R$ 80 mil. Tem brasileiros na fila. Os dois querem ter essa experiência.

Um computador de bordo não deixa a velocidade passar de 102 quilômetros por hora. Com as baterias atuais, o voo não dura mais que 20 minutos.

“É um projeto recreativo, não estamos tentando resolver nenhum problema de mobilidade urbana. A gente brinca que é um jet ski pro céu”, conta Peter Ternström, presidente da Jetson.

Peter descreveu ostentação entre os compradores:

“Eles se veem como um James Bond. Querem a coisa mais legal do mundo. O vizinho pode até ter um carrão, mas eles têm um Jetson”, comenta.

Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:

Drones para passageiros: o sonho de escapar do engarrafamento pelo céu está mais perto

Ouça os podcasts do Fantástico

O podcast Isso É Fantástico está disponível no G1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.

Fonte: g1.globo.com

Continue lendo

Educação

Ser + Tech – Formação gratuita em tecnologia: mais de 300 vagas disponíveis

Publicado

em

O mercado da tecnologia está em ascensão no Brasil. Segundo o estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2021”, realizado pela ABES – Associação Brasileiras das Empresas de Software, a indústria tech cresceu 22,9% e investiu cerca de R$ 200,3 bilhões em 2021. A projeção é de um crescimento de 8,2% em 2022.

Em meio ao crescimento setor, um grande desafio no Brasil é como democratizar o acesso ao conhecimento e às oportunidades da área para chegar até pessoas que não vivem nos grandes centros ou estão inseridas em contexto de vulnerabilidade social. Para encurtar esse distanciamento, o Instituto Ser +, organização social voltada para o mercado de trabalho, está com vagas abertas na formação gratuita “Ser + Tech”. O curso é exclusivo para jovens de 19  a 29 anos, que não estão estudando ou trabalhando de maneira formal e concluíram o Ensino Médio na rede pública de ensino.

Conteúdo  e benefícios

Totalmente gratuita, a formação recebe o investimento de empresas parceiras que destinam seu capital no desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social e que estão fora do mercado. Os ingressantes terão acesso à conteúdos profissionais como Comunicação, Informática, Inglês, Tecnologia da Informação e Empreendedorismo. Com metodologia social que vai além da teoria, o programa também envolve atividades nas áreas de Cidadania, Projeto de Vida, Convivência e Vínculos. O curso tem duração de 1 ano.

Além do conhecimento, os estudantes terão direito à uma estrutura integral com Bolsa Auxílio, Vale Alimentação, Vale Refeição e Convênio Médico e Odontológico durante a extensão do curso.

“Nós sabemos que muitos jovens são responsáveis pelo próprio sustento ou da família, por isso, os benefícios ajudam a manter o estudante nesse período do estudo para que ele possa focar no conhecimento sem se preocupar com a parte financeira. É uma oportunidade completa, que une conhecimento teórico e comportamentais, além de oferecer uma atmosfera de bem-estar para que o jovem conclua a formação pronto para o mercado de trabalho”, conta Wandreza Bayona, diretora executiva do Instituto Ser +.

As inscrições estão abertas em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais pelo site até o 27 de maio de 2022.

Curso “Ser + Tech”

📅 Período de inscrições: até 27 de maio pelo link: https://sermaisonline.org/Apps/entrevista/entrevista.aspx?GII4UB
📌Quem pode participar:
jovens de 19 a 29 anos, que tenham concluído Ensino Médio na rede pública de ensino.
✍️
Informações:
 (21) 98309-3313 ou E-mail: [email protected]


Fonte: R7

Continue lendo
Publicidade


Mais lidas

Subscribe for notification