Connect with us

Notícias

Pensilvânia, Wisconsin, Michigan, Arizona: os estados que fizeram a diferença na vitória de Biden

Publicado

em

Joe Biden discursa em rua da Filadélfia, na Pensilvânia, no dia das eleições, 3 de novembro de 2020 — Foto: Drew Angerer/Getty Images North America/Getty Images via AFP

Joe Biden teve um desempenho pior do que indicavam os institutos de pesquisa, mas conseguiu ‘virar’ estados em que Trump havia ganhado em 2016.

Joe Biden foi declarado vencedor das eleições presidenciais neste sábado (7) pelas projeções da mídia americana. O democrata conseguiu 58 delegados a mais do que Hillary Clinton obteve em 2016.

A vitória foi anunciada após projeções de institutos e meios de comunicação indicarem a vitória do democrata na Pensilvânia.

Arizona, Wisconsin, e Michigan também foram importantes para garantir essa virada (além de Nebraska, onde Biden conseguiu também 1 delegado). Veja o peso deles no colégio eleitoral:

  • Pensilvânia: 20 votos no colégio eleitoral
  • Michigan: 16 votos no colégio eleitoral
  • Arizona: 11 votos no colégio eleitoral
  • Wisconsin: 10 votos no colégio eleitoral

Pensilvânia é o terceiro estado do chamado Cinturão de Ferrugem em que o presidente Trump venceu em 2016, mas que virou para Biden em 2020, junto com Michigan e Wisconsin.

Tanto Trump quanto Biden fizeram muitas visitas à Pensilvânia durante a campanha. O republicano visitou o estado 13 vezes, enquanto Biden fez 16 viagens para lá. Ambos estiveram no estado na véspera da eleição.

Desde 2008, todos os candidatos presidenciais que ganharam na Pensilvânia conquistaram a presidência.

Em Michigan, Biden conseguiu mobilizar a população dos centros urbanos, diz o professor de relações internacionais da USP Felipe Loureiro. Lá, Biden obteve 50,56% dos votos e Trump, 47,91%. A campanha de Trump chegou a entrar com uma ação para interromper a contagem de votos no estado alegando que foi negado à equipe de campanha o acesso para observar a abertura das cédulas.

Vitória por pouco

No Arizona, Biden “conseguiu virar uma região central, que tem uma grande população de descendentes de mexicanos”, diz Loureiro. Em 2016, Trump havia vencido nessa área com 2,8% de vantagem. Desta vez, a vantagem a Biden foi mais apertada. A diferença de votos entre os dois candidatos era de 0,56 ponto percentual.

Em Wisconsin, ele teve 49,57 % dos votos, e Trump, 48,94 %. As pesquisas, no entanto, indicavam que ele teria uma margem muito maior, de quase 10 pontos porcentuais de diferença.

O desempenho de Biden foi pior do que indicavam os institutos de pesquisa. Vários institutos mudaram a metodologia de 2016 para cá e passaram a dar um peso maior para o eleitorado de brancos sem ensino superior em suas projeções, diz Loureiro, da USP.

“Mesmo com a vitória de Biden, os resultados mostram que as pesquisas de opinião erraram. Pesquisa é fotografia de um momento, mas previa-se uma certa estabilidade desempenho em alguns estados que não se verificou”, afirma Loureiro.

Eleitor preocupado com a economia

O grande número de votos recebidos por Trump, mesmo derrotado, surpreendeu, afirma Roberto Abdenur, membro do conselho curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e embaixador do Brasil nos EUA de 2004 a 2006.

Algumas pesquisas divulgadas após a votação são reveladoras, segundo Abdenur. Ele cita um levantamento que mostrou que para 48% dos americanos a condução da resposta à pandemia do governo atual é boa.

“No decorrer da corrida eleitoral, Biden deixou claro que apostava muito na pandemia como um fator negativo para o Trump, e isso, talvez, tenha sido um erro estratégico: ele subestimou a parcela da população dos EUA que não está nem aí para a questão”.

Abdenur também chama a atenção para outro fator: quando perguntados, os americanos disseram que a economia era o motivo mais importante para que eles fossem votar. “As pessoas têm memória de que, até a pandemia, a economia ia bem, a renda real dos mais pobres melhorava”, diz ele.

Desempenho previsto na Flórida

A vitória de Donald Trump na Flórida estava prevista pela campanha de Biden, de acordo com Paulo Sotero, do Wilson Center.

“Os estrategistas de Biden jamais previram uma vitória na Flórida, por exemplo”, diz ele.

As eleições, segundo Sotero, foram muito divididas, e não está claro ainda quem terá o controle do Senado. Para Sotero, será um governo difícil.

Derrota onde Biden fez campanha

Apesar das vitórias no Arizona, Michigan e Wisconsin, Biden perdeu em Ohio, onde fez uma campanha intensa e onde pretendia ser mais competitivo. Trump foi favorecido no estado pelo seu discurso econômico, com promessas de cortar impostos, disse o professor Tom Sutton, diretor de ciência política da Baldwin Wallace University.

Os eleitores creditavam a Trump os bons resultados dos níveis de emprego e da economia antes da crise econômica causada pela pandemia, mas não achavam que ele era o responsável pela queda de PIB deste ano.

Segundo Sutton, a população de Ohio se preocupa com o coronavírus, mas considera que não há sinais de que Biden fará um trabalho melhor que Trump no combate à pandemia e acredita que se trata de um problema com o qual é preciso conviver.

“Biden foi muito conservador na campanha, em parte por causa do coronavírus, e Trump aproveitou todas as oportunidades ele conseguiu energizar os apoiadores dele”, diz Sutton.

Fonte: Felipe Gutierrez, G1.globo.com

Publicidade

Notícias

IDOSO É RESGATADO EM SITUAÇÃO DE TRABALHO ESCRAVO

Publicado

em

Um idoso, de 79 anos, foi resgatado em um sítio no Córrego da Bananeira, zona rural de Ipanema, em condições análogas às de escravo. A vítima foi localizada pelo Ministério Público do Trabalho durante ação em parceria com a Auditoria Fiscal do Trabalho do Ministério da Economia e Polícia Militar.

“Foram constatadas inúmeras irregularidades, como falta de registro em CTPS; falta de pagamento de salários e 13º salário; ausência de depósito de FGTS e contribuição previdenciária; não concessão de férias; ausência de limitação da jornada de trabalho; não fornecimento de EPIs; ausência de realização de exames médicos e de medidas de gestão de segurança no trabalho rural; constatação de moradia rural em condições inadequadas de segurança, conforto e higiene”, explicou o procurador Fabrício Borela Pena.

Segundo as investigações, desde que o idoso se mudou para a fazenda, iniciou trabalhos braçais e jamais foi reconhecido como trabalhador. Além disso, o cartão de aposentadoria da vítima era mantido em poder da proprietária do sítio. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, está sendo feita uma negociação com o empregador de pagamento das verbas salariais, rescisórias e indenizatórias do trabalhador, além da compensação pelos danos sociais decorrentes da conduta praticada.

Informações: G1 Vales de Minas

Continue lendo

Notícias

HOMEM FICA FERIDO APÓS CARRO SAIR DA PISTA E CAIR EM BARRANCO

Publicado

em

Um homem ficou ferido na tarde deste domingo (17) após perder o controle da direção e capotar com seu veículo na BR-356, na serra do distrito de Pirapanema, próximo à Muriaé.

O automóvel saiu da pista e caiu em um barranco de aproximadamente 4 metros de distância da pista. O Corpo de Bombeiros compareceu com a viatura de salvamento juntamente com o Samu para atendimento à vítima de aproximadamente 50 anos.

Ele estava consciente, porém confuso. Ele teve várias escoriações, cortes na face e sentia muitas dores nas pernas. Logo após os trabalhos iniciais de socorro ele foi encaminhada para o Hospital São Paulo.

Informações: Rádio Muriaé

Continue lendo

Notícias

JOVEM É ENCONTRADA MORTA EM CASA NOTURNA

Publicado

em

Uma jovem de 23 anos foi encontrada morta na madrugada desse domingo (17) em uma casa noturna na rua Granito, no bairro Iguaçu, em Ipatinga. Colegas da vítima disseram aos policiais que ela consumiu álcool e drogas em excesso.

O responsável pela casa de entretenimento adulto disse aos militares que por volta de 03h40 fechou o estabelecimento e foi para sua residência deixando na boate três jovens que trabalham no local, pois elas são de fora e usam um alojamento nos fundos para dormirem.

Por volta das 04h23, recebeu uma ligação de uma das jovens, de 22 anos, relatando que Darcileia dos Santos Kalott, de 23 anos, tinha surtado depois de fazer uso de drogas e álcool e que parecia incorporada por espíritos. Disse também que em determinado momento, Darcileia quebrou o espelho e machucou o pé, ainda alterada, saiu para a recepção do estabelecimento a procura de uma faca, como não achou, agarrou a jovem de 18 anos pelo pescoço tentando sufocá-la, que nesse momento as duas seguraram ela e a colocaram no chão.

Logo depois perceberam que ela havia perdido os sentidos,e não mais respondia . Ao chegar no local, o responsável da boate esperou as viaturas chegarem para tomar as providências. As duas jovens que presenciaram os fatos contaram a mesma versão para os policiais. Uma equipe do Samu compareceu ao local e tentou reanimar a vítima, porém sem êxito, confirmando o óbito. A perícia realizou os trabalhos de praxe, liberando o corpo para a funerária que o removeu para o IML, não detectando sinais de violência.Foi realizado buscas no alojamento e encontrado uma porção de maconha, tendo as duas conduzidas assumido a propriedade da substância. A boate não possui sistema de filmagens. Foi recolhido da vítima um aparelho celular, um cordão dourado com pingente.

Informações: Plox

Continue lendo

Notícias

ACIDENTE NA BR-381 DEIXA TRÂNSITO INTERDITADO POR HORAS

Publicado

em

Na madrugada desta sexta-feira (15), um acidente, envolvendo um carro e uma carreta, interditou o trânsito no km 348 da BR-381, em João Monlevade.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta de 4h e ocorreu vazamento de óleo na pista, sendo necessária a paralisação nos dois sentidos da rodovia. Equipes para limpeza da pista foram acionadas.

A informação foi dada pela PRF através de seu perfil no Twitter. “4h13 – Em João Monlevade, no km 348 da BR 381, pista totalmente interditada e sem previsão de liberação, em virtude de acidente com derramamento de óleo diesel.

Equipes no local”. Por volta de 5h55, o trânsito ainda estava totalmente interditado e foi liberada a passagem de veículos em uma das pistas por volta de 6h20. “6h26 – Liberado uma faixa no sentido Ipatinga. Sentido BH permanece interditado”. Não foram divulgadas informações sobre feridos até o momento e ainda não se sabe qual foi a dinâmica do acidente.

Informações: Plox

Continue lendo
Publicidade

Mais lidas

%d blogueiros gostam disto:
Ativar notificações    OK Não, obrigado