Notícias
Ônibus de turismo tomba em barranco e homem morre na BR-040, em MG


Veículo passava pelo trecho entre Ressaquinha e Carandaí, quando saiu da pista e tombou na manhã desta segunda-feira (20). Motorista auxiliar morreu no local. Acidente entre Ressaquinha e Carandaí causou uma morte na manhã desta segunda-feira
Arthur Bazolli
Um homem morreu em um acidente com ônibus no km 677 da BR-040, entre Ressaquinha e o Distrito de Hermílio Alves, em Carandaí, na manhã desta segunda-feira (20).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com a PRF, o motorista teria perdido o controle da direção e caído com o veículo às margens da rodovia. O ônibus era ocupado por ele e por um auxiliar, que morreu no local.
📲 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
O trânsito precisou ser interditado em uma das pistas, causando lentidão de aproximadamente um quilômetro nos dois sentidos da rodovia. Por volta das 16h, a Via 040, concessionária que administra o trecho, informou que o tráfego foi normalizado.
Em resposta ao g1, a AAVA Turismo e Transporte lamentou o acidente e disse que, desde o ocorrido, presta apoio à vítima e à família. As causas serão apuradas, segundo a empresa.
LEIA TAMBÉM:
JUSTIÇA: Chamada de ‘Vó Preta’, doméstica foi mantida em condições análogas à escravidão por 3 gerações em MG; patrões terão que pagar R$ 2 milhões em indenização
ACIDENTE: Morre criança de 8 anos vítima de acidente na BR-267 em MG
POLÍCIA: Policial penal é preso por entregar celulares a detentos em penitenciária de MG
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Fonte: g1.globo.com
Notícias
Papai Noel 'decapitado', cães mortos e perda total de brechó: as tristes histórias dos atingidos pela chuva em Juiz de Fora


Foram registrados 69 mm de precipitações em apenas uma hora na cidade. Bairros Mariano Procópio e Borboleta foram os mais afetados pelo temporal. Rua Senador Feliciano Pena após chuva que atingiu Juiz de Fora
Pedro Emerenciano/g1
Juiz de Fora tenta se reerguer após mais um registro de temporal. A chuva que atingiu a cidade na madrugada desta quarta-feira (6) fez moradores perderem a decoração de Natal, além de deixar um brechó totalmente destruído e matar cinco filhotes de cães.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Residentes da Rua Senador Feliciano Pena, no Bairro Mariano Procópio, contaram à reportagem os momentos de desespero que viveram.
Decoração de Natal danificada
Papai Noel perdeu a cabeça durante a enxurrada em Juiz de Fora
Pedro Emerenciano/g1
A moradora Roberta Maria de Souza explicou que acordou com a cadela dela latindo por causa da chuva forte. Quando desceu para verificar a situação, percebeu que a água descia razoavelmente, ainda que os bueiros estivessem entupidos. Ela subiu para o segundo andar, quando recebeu uma ligação.
“Meu irmão ligou umas 4h10 da manhã, e a rua já estava totalmente cheia na casa, pelo menos quase meio metro”.
Para evitar maiores prejuízos, ela saiu de casa para tentar salvar o carro e precisou entrar pela janela. Quando foi descer para a rua foi novamente surpreendida pela pressão da enxurrada.
“Se eu não segurasse na grade do ambulatório (que existe na rua), eu ia ser levada pela água, que já estava quase na minha cintura”, contou.
Entre os prejuízos da família de Roberta está a decoração de Natal: metade de uma árvore decorada ficou submersa na água e uma réplica de mais de 1,70 m de altura do Papai Noel perdeu a cabeça, sendo levada pela água.
Brechó destruído e carro cheio de lama
Carro fica cheio de lama após boiar em enchente em Juiz de Fora
Pedro Emerenciano/g1
Em um brechó que fica na rua também foram perdidas todas as peças de roupas, eletrodomésticos, moto e alguns mobiliários durante a inundação.
Um dos proprietários do espaço, Luciano de Carvalho Rosas diz o espaço era responsável pelo sustento da família. Além dos danos no local, Luciano também disse que o carro dele ficou com interior completamente sujo de lama após boiar na enchente.
Conforme estimatida do morador, a água alcançou aproximdamente 1,40m, porque ultrapassou parte do portão, guilhotinas e invadiu a casa.
“Perdemos tudo, perdemos. Um prejuízo incalculável, fora a sujeira também, e o risco de doença com essa lama que está aqui”, explicou.
Quase 70 milímetros de chuva
Conforme a Defesa Civil, foram registrados 69 mm de chuva em apenas uma hora na cidade. Além da Rua Senador Feliciano Penna, a chuva também causou estragos no Bairro Borboleta, onde uma casa da Rua Augusto Thielman foi interditada.
Uma moradora chegou a ficar presa no local e precisou ser retirada do imóvel pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Prefeitura, uma equipe de serviço social foi encaminhada para realizar o atendimento da família, que mora de aluguel no imóvel.
*Estagiário sob supervisão de Juliana Netto
MAIS SOBRE A CHUVA:
Temporal deixa carros debaixo d’água e pessoas ilhadas em Juiz de Fora
Queda de barranco deixa moradora presa em casa após chuva em Juiz de Fora; VÍDEO
‘Cheguei a beber essa água suja’: chuva inunda casa de idosa que fica presa embaixo de guarda-roupa em Juiz de Fora
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Fonte: g1.globo.com
Economia
Presidente do Banco do Brasil é a única brasileira em lista de mulheres mais poderosas do mundo em 2023


Lista foi feita pela Revista Forbes, dos Estados Unidos, e Tarciana Medeiros aparece na 24ª colocação. Neste ano, ela foi escolhida presidente do banco estatal, se tornando a primeira mulher a atingir este cargo em 215 anos na instituição. Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil
Dani Fechine/g1
A paraibana Tarciana Medeiros, atual presidente do Banco do Brasil, foi eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo em ranking divulgado pela Revista Forbes, dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (6). Natural de Campina Grande, Tarciana ficou na 24ª colocação da lista que contabilizou 50 mulheres. Ela foi a única brasileira indicada.
Ao lado de nomes como Úrsula Von der Leyen, presidente da comissão europeia; Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos; e ainda as estrelas da música como Taylor Swift e Beyoncé, a Forbes destacou o fato de Tarciana ter sido a primeira mulher a comandar o Banco do Brasil em 215 anos da instituição, que é a mais antiga do país e a segunda em toda a América Latina.
LEIA TAMBÉM:
Presidente do BB pede ‘perdão ao povo negro’ por atuação do banco durante período de escravidão
Quem é Tarciana Medeiros, primeira mulher a presidir o Banco do Brasil
No perfil de indicação da revista, foi destacada também a atuação de Tarciana no combate às alterações climáticas e no papel que os bancos têm nessa questão ao redor do mundo. A lista foi determinada por quatro métricas principais: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência.
A presidente do Banco do Brasil comemorou o reconhecimento e a importância que a indicação dela tem na lista das mulheres mais poderosas do mundo.
“É uma alegria imensa poder ser reconhecida, poder inspirar outras mulheres, poder inspirar outras meninas, do que é possível quando nós temos oportunidades. Agradeço demais ao presidente Lula em me nomear e aos acionistas do banco que acreditam que é possível sim conciliar uma atuação comercial com uma atuação pública”, ressaltou.
Presidente paraibana do Banco do Brasil comemora estar em lista de mais poderosas do mundo
Quem é Tarciana Medeiros
Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil
alter Campanato/Agência Brasil
Nascida na cidade de Campina Grande, na Paraíba, Tarciana Medeiros tem 45 anos e acumula uma longa trajetória dentro do Banco do Brasil, antes de se tornar a primeira mulher presidente da instituição.
Em 1988, Tarciana iniciou sua carreira profissional como feirante, 10 anos depois atuou como professora, ingressando depois no Banco do Brasil em 2000. Ela era gerente executiva desde 2019.
Também ocupou cargos de gerência de relacionamento e negócios, passando por unidades do Norte e do Nordeste, além da capital federal. Ela é formada em administração e pós-graduada em marketing e liderança, inovação e gestão.
No banco, ela trabalhou em cargos na rede de varejo, agências e superintendências.
Atuação como presidente do banco
Lula e Tarciana Medeiros
Adriano Machado/Reuters
A presidente Tarciana Medeiros vem desempenhando um papel importante também na atuação social no Banco do Brasil, isso porque após o Ministério Público Federal (MPF) ter notificado o banco sobre a abertura de um inquérito civil público que investigou o envolvimento da instituição na escravidão e no tráfico de africanos durante o século 19 no país, ela pediu desculpas ao povo negro.
Em nota, a declaração da presidente do banco veio acompanhada do anúncio de ações para promover a igualdade, a inclusão étnico-racial e combater o racismo estrutural no país.
“Direta ou indiretamente, toda a sociedade brasileira deveria pedir desculpas ao povos negro por algum tipo de participação naquele momento triste da história. Neste contexto, o Banco do Brasil de hoje pede perdão ao povo negro pelas suas versões predecessoras e trabalha intensamente para enfrentar o racismo estrutural no país”, afirmou Tarciana.
O pedido de desculpas faz parte de um acordo que o banco fez com o Ministério Público. Além disso, foi solicitado que o banco também reconheça a sua participação durante o período de tráfico de pessoas e apresente um “plano de reparação” as ações cometidas.
A presidente do BB disse que o banco não se furta a aprofundar o conhecimento e encarar a real história das versões anteriores da empresa.
“Mas o simples fato de sermos uma instituição da atualidade nos move a realizar atividades voluntárias com o compromisso público e com metas concretas para combater a desigualdade étnico-racial e buscar por justiça social no âmbito de uma sociedade que guarda sequelas da escravidão, independentemente de existir ou não qualquer conexão, ainda que indireta, entre atividades de suas outras versões e escravizadores do século XIX”, destacou.
A lista da Forbes
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen durante evento
Yves Herman/REUTERS
Entre as mulheres escolhidas pela Revista Forbes estão grandes nomes de diversas áreas de atuação, seja política, econômica, social, artística e esportiva. Veja abaixo a lista.
Ursula von der Leyen
Christine Lagarde
Kamala Harris
Giorgia Meloni
Taylor Swift
Karen Lynch
Jane Fraser
Abigail Johnson
Mary Barra
Melinda Gates
Julie Sweet
Kristalina Georgieva
MacKenzie Scott
Gail Bourdreaux
Emma Walmsley
Ruth Porta
Safra Catz
Ana Patrícia Botín
Carol Tomé
Sandy Ran Xu
Kathryn McLay
Sara London
Amy Hood
Tarciana Medeiros
Laurene Powell
Catherine MacGregor
Janet Yellen
Gwynne Shotwell
Phebe Novakovic
Tsai Ing-wen
Oprah Winfrey
Nirmala Sitharaman
Ho Ching
Thasunda Brown Duckett
Marianne Lake, Jennifer Piepszak
Beyoncé
Shari Redstone
Kathy Warden
Dana Walden
Amanda Blanc
Susan Li
Marguerita Della Valle
Adena Friedman
MaryCallahan
Lynn Martin
Sheik Hasina Wajed
Sir Mulyani Indrawati
Gina Rinehart
Lisa Su
Vick Hollub
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Fonte: g1.globo.com
Notícias
Suspeito de assassinar casal de catadores de recicláveis em Juiz de Fora matou sem motivos, diz polícia


Jovem de 25 anos foi indiciado pelo crime de duplo homicídio, ocorrido em outubro desde ano. Ele segue preso. Um jovem de 25 anos foi indiciado pela morte de um casal de catadores de recicláveis no Bairro São Mateus, em Juiz de Fora. O crime ocorreu no dia 27 de outubro e o suspeito chegou a ser preso em flagrante.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Na época, a PM informou que as vítimas recolhiam materiais quando foram abordadas pelo rapaz, que tentou roubar a bolsa de um deles. Os dois reagiram e esfaqueados.
RELEMBRE O CASO: Catador de recicláveis é morto após reagir tentativa de assalto em Juiz de Fora
Segundo a Polícia Civil, o inquérito foi concluído e não houve motivos aparentes para o duplo homicídio. A hipótese de roubo também foi descartada e a apuração confirmou que o jovem “atacou sem motivos” o casal.
📲 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Câmeras de segurança flagraram apenas o momento em que o suspeito sacou a faca e atingiu o homem.
“Apesar de as vítimas terem conseguido se afastar do suspeito, ele insistiu e voltou a se aproximar, atingindo novamente o homem”, explicou o delegado Samuel Neri.
Uma mulher de 45 anos também estava com o homem e também foi ferida. Ela chegou a ficar dois dias no HPS, mas não resistiu e morreu.
O jovem indiciado é investigado por outros crimes violentos, inclusive homicídio. Ele segue preso.
LEIA TAMBÉM:
CHUVA: Temporal inunda casa de idosa que fica presa embaixo de guarda-roupa em Juiz de Fora
TEMPORAL: Chuva deixa carros debaixo d’água e pessoas ilhadas em Juiz de Fora
VÍDEO: Queda de barranco deixa moradora presa em casa após chuva em Juiz de Fora
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Fonte: g1.globo.com
-
Cinema/
Por que “Saltburn”, com Barry Keoghan e Jacob Elordi, é um dos filmes mais esperados do ano?
-
Politica/
‘As sete chaves para salvar a Sabesp’
-
Cinema/
Oppenheimer, de Christopher Nolan, estreia em dezembro nos streamings
-
Entretenimento/
Na CCXP23, Charlie Hunnam entrega o motivo de querer trabalhar com Zack Snyder em Rebel Moon