Connect with us

Notícias

Minas impõe toque de recolher para Ponte Nova e mais 20 cidades

Avatar

Publicado

em

PONTE NOVA (MG) – O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e do Comitê Extraordinário Covid-19 publicou deliberação neste sábado (6) no Minas Gerais, o diário oficial do Estado, que coloca mais 21 municípios na onda roxa do programa Minas Consciente. Entre as medidas da nova onda está o toque de recolher entre 20h e 5h para as cidades da microrregião de Ponte Nova, na Zona da Mata.

A vigência da onda roxa para a região é deste sábado até o próximo dia 20. A deliberação, entretanto, não traz qual foi o fator que motivou a mudança de patamar da microrregião.

Embora o Minas Consciente trabalhe, atualmente, com o número de 60 municípios na onda roxa, o número pode chegar a 100 após a deliberação deste sábado. Isso porque na sexta, Ouro Preto, Itabira e outras 17 cidades anunciaram a adesão voluntária ao plano.

O protocolo mais rígido de combate ao coronavírus foi anunciado pelo governador Romeu Zema (Novo) no último dia 3 e, inicialmente, estava prevista para as macrorregiões Noroeste e Triângulo Norte. Os critérios anunciados para uma região adentrar à onda roxa são taxa de distanciamento social; desassistência e taxa de ocupação de leitos; a taxa de incidência e surtos e a taxa de óbitos.

Já entre as medidas adotadas estão a suspensão das cirurgias eletivas; apoio das forças de segurança; circulação de pessoas apenas relacionadas à atividades essenciais; proibição de circulação de pessoas e carros em atividade não essenciais; toque de recolher entre 20h e 5h; proibição da circulação de pessoas sem máscara em espaços públicos e privados; proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe, exceto se for para realizar consultas ou exames; proibição de reuniões presenciais, inclusive mesma família que não moram juntos; proibição de eventos públicos ou privados que possam gerar aglomeração e barreiras sanitárias de vigilância.

Veja a lista dos 21 municípios que entram na onda roxa a partir deste sábado:

Acaiaca

Alvinópolis

Amparo do Serra

Barra Longa

Diogo de Vasconcelos

Dom Silvério

Guaraciaba

Jequeri

Oratórios

Piedade de Ponte Nova

Ponte Nova

Raul Soares

Rio Casca

Rio Doce

Santa Cruz do Escalvado

Santo Antônio do Grama

São José do Goiabal

São Pedro dos Ferros

Sem-Peixe

Sericita

Urucânia

OURO PRETO

A prefeitura de Ouro Preto, na região Central do Estado, decidiu adotar a partir da próxima segunda-feira (8), o “toque de recolher” na cidade como medida para conter o avanço da Covid-19. A restrição foi anunciada nesta sexta-feira (5), em uma transmissão ao vivo que contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo (PV) e de especialistas. A decisão já foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo o executivo municipal, a medida será válida de segunda à sexta-feira, das 20h às 5h. Já nos finais de semana, o horário será ampliado para 17h às 5h. Nesses períodos, apenas serviços essenciais poderão funcionar na cidade. Profissionais da saúde, pessoas em situação de urgência e trabalhadores de estabelecimentos essenciais poderão circular nas ruas nesses horários.

ITABIRA E MAIS 17 CIDADES ADEREM À ONDA ROXA E IMPÕEM TOQUE DE RECOLHER

O município de Itabira, na região Central do Estado e outras 17 cidades das redondezas que também passam por uma crise no sistema de saúde devido ao avanço da pandemia do coronavírus, decidiram por conta própria, aderir à onda roxa do programa Minas Consciente, do governo de Minas, a partir da próxima semana. A fase é a mais restritiva do plano. A decisão saiu de uma reunião online de prefeitos realizada na tarde desta sexta-feira (5).

Itabira está hoje na onda amarela do plano, mas vive o drama de ter 90% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados a pacientes com covid-19 ocupados. Para evitar o colapso da rede, o prefeito da cidade, Marco Antônio Lage (PSB) diz que os gestores optaram por antecipar a onda mais restritiva e proteger a população.

“Há duas semanas a taxa de contaminação era de 0,8 e agora está em 1,18. Significa que a cada cem pessoas contaminadas, 118 podem ser contaminados. É uma situação muito alarmante. Essas cidades são muito próximas, então é preciso tomar decisões em conjunto, porque se o comércio fecha em uma cidade, as pessoas vão para outra cidade e não adianta. É uma decisão inédita e para todas juntas tentarem fortalecer essa guerra contra a escalada do vírus”, pontuou.

Segundo o prefeito, a entrada das cidades na onda roxa do Minas Consciente seria inevitável nos próximos dias, devido à superlotação dos hospitais. Atualmente, Itabira tem um total de 30 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados a pacientes com Covid-19, mas apenas dois estão desocupados.

“Vamos ter a barreira sanitária e o ‘toque de recolher’ a gente está avaliando, mas provavelmente como vai haver um lockdown quase que completo, talvez não seja necessário. Vão funcionar apenas serviços essenciais a partir de segunda-feira. Algumas cidades já a partir de segunda, outras a partir de terça e outras quarta, porque algumas pediram mais tempo para se organizarem”, pontuou o prefeito.

Por meio da assessoria de imprensa, o município de Barão de Cocais informou que vai adotar o “toque de recolher” a partir da meia noite da próxima segunda-feira (8). As regras determinam que a restrição seja de 20h às 5h.

As medidas vão valer por 15 dias, como define o protocolo elaborado pelo governo de Minas. “A situação da rede hospitalar é crítica. Então eu acho que é uma antecipação para evitar que a gente chegue ao colapso e tenha que ter decisões muito mais rigorosas em breve”, pontuou.

Veja as cidades que vão aderir à onda roxa do plano Minas Consciente a partir da próxima semana:

-Itabira

-Rio Piracicaba

-Nova Era

-Bom Jesus do Amparo

-Bela Vista de Minas

-Itambé do Mato Dentro

-Barão de Cocais

-Ferros

-São Gonçalo do Rio Abaixo

-Santa Maria de Itabira

-Catas Altas

-Santa Bárbara

-Morro do Pilar –

-Passabém

-Alvinópolis

-São Domingos do Prata

-Dom Silvério 

-Sem Peixe

Fonte: portalcaparao.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enable Notifications    OK No thanks