Brasil
Mais quatro cidades decretaram situação de emergência por causa do novo coronavírus na Zona da Mata
As prefeituras de São João Nepomuceno, Leopoldina, Rio Pomba e Santos Dumont suspenderam aulas e adotaram medidas para a prevenção da Covid-19.

As prefeituras de São João Nepomuceno, Leopoldina, Rio Pomba e Santos Dumont suspenderam aulas e adotaram medidas para a prevenção da Covid-19.
Por Amanda Andrade, G1 Zona da Mata

Fachada da Prefeitura de São João Nepomuceno — Foto: Fellype Alberto/G1
As prefeituras de São João Nepomuceno, Leopoldina, Rio Pomba e Santos Dumont emitiram nesta terça-feira (17) decretos de situação de emergência em saúde pública por causa do novo coronavírus.
Com a medida, as aulas da rede municipal estão suspensas e eventos foram cancelados ou adiados. Veja abaixo as medidas tomadas em cada cidade.
São João Nepomuceno
O prefeito Ernandes José da Silva (PSB) determinou a suspensão das aulas da rede municipal entre esta quarta-feira (18) e o domingo (22).

Prefeito de São João Nepomuceno anunciou decreto por causa do coronavírus — Foto: Prefeitura/Divulgação
As atividades do Pacto de Ação e Integração Social (PAIS) e atividade de escolas de futebol, treinamentos e participação ficam suspensas durante o mesmo período.
Foi criado o Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo novo coronavírus.
As atividades e eventos abaixo foram interrompidos pelos próximos 30 dias:
- Funcionamento das praças de esporte dos Bairros Santa Rita, Três Marias, Centenário e São Cristóvão;
- Projetos sociais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras);
- Atendimentos do Departamento Odontológico, exceto em caso de urgência;
- Apresentações culturais ou musicais da Feira do Produtor;
- Eventos públicos com mais de 100 pessoas;
- Eventos oficiais do Município;
- Transporte municipal universitário.
As secretarias municipais, a Procuradoria Geral do Município e a Defesa Civil irão manter regime de plantão durante o fim de semana.
Os seguintes eventos foram adiados e as novas datas serão posteriormente informadas.
- Exposição Agropecuária de São João Nepomuceno;
- Etapa municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG;
- Campeonato Municipal de Futebol;
- Campeonato Municipal de Damas;
- Festival Comida de Botiquim;
- Api Rock Festival;
- Festival Cidade da Música.
As repartições públicas, com exceção dos estabelecimentos públicos de saúde, terão expediente externo reduzido para atendimento ao público de segunda à sexta-feira, das 12h às 16h.
Santos Dumont
O prefeito Carlos Alberto de Azevedo (PPS) determinou a suspensão de aulas em toda rede municipal de ensino por até 15 dias, a partir desta terça-feira .
O decreto proíbe também a realização de shows, eventos culturais e esportivos, feiras-livre, eventos em ambientes fechados, passeatas, festas populares e similares.
Foi criado um Comitê de Gestão de Crise com secretarias municipais, hospitais da cidade, Polícia Militar (PM) e Polícia Civil.
Também fica determinado que pessoa que vier de viagem internacional e de área de contágio comunitário deverá comunicar a Secretaria Municipal de Saúde e ficar em isolamento pelo período mínimo de sete dias.
Rio Pomba
O prefeito Marcos Pascoalino (PMDB) suspendeu, por 15 dias a partir desta terça-feira, os eventos esportivos e as aulas escolares, em todas as unidades de ensino, entram em recesso escolar pelo mesmo período, podendo ser prorrogado dependo da situação do país.

Rio Pomba — Foto: Prefeitura de Rio Pomba/Divulgação
Ficou determinada também a contratação por prazo determinado de pessoal para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público e realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, vacinação e tratamentos médicos específicos, de acordo com a necessidade.
Os atendimentos nas unidades de Saúde municipais serão regulamentados pela Secretaria, através de notas técnicas. Além disso, o expediente dos órgãos e repartições administrativas públicas municipais será realizado internamente pelos próximos sete dias, podendo ser prorrogado. Os secretários de cada pasta farão o escalonamento dos servidores conforme as necessidades de sua respectiva pasta.
Leopoldina
O prefeito José Roberto de Oliveira (PSC) determinou a suspensão de atividades educacionais em todas as creches, escolas, universidades e faculdades, da rede de ensino pública e privada de Leopoldina por sete dias, a partir de quarta-feira.

Prefeitura de Leopoldina — Foto: Júlio Cabral/Arquivo pessoal
Também foi decretada a suspensão de eventos, de qualquer natureza, que exijam licenças do Poder Público, com público superior a 50 pessoas, em local aberto ou fechado, por 30 dias.
As atividades eventos coletivos em local aberto e fechado, eventos sociais, culturais e desportivos também foram interrompidos pelo mesmo período.
A prefeitura pode negar a licença ou cancelar alvarás expedidos de eventos, shows, feiras, eventos científicos e desportivos, passeatas e afins, por 30 dias.
As férias dos profissionais vinculados às secretarias de Saúde e de Assistência Social foram suspensas e as visitas a abrigos e unidades prisionais, inclusive as de natureza íntima, também estão interrompidas.
Fonte: g1.globo.com/mg