Connect with us

Mundo

Inteligência aponta que avião ucraniano foi derrubado por míssil do Irã, afirma premiê canadense

Irã diz que é ‘cientificamente impossível’ que um míssil tenha atingido a aeronave. Mais cedo, Trump afirmou que ‘alguém pode ter cometido um erro do outro lado’. Queda de aeronave matou as 176 pessoas que estavam a bordo.

Kelly Dias Santos

Published

on

Irã diz que é ‘cientificamente impossível’ que um míssil tenha atingido a aeronave. Mais cedo, Trump afirmou que ‘alguém pode ter cometido um erro do outro lado’. Queda de aeronave matou as 176 pessoas que estavam a bordo.

O premiê canadense Justin Trudeau disse nesta quinta-feira (9) que múltiplas fontes de inteligência apontam que o avião ucraniano que caiu em Teerã na quarta foi derrubado por um míssil iraniano. Trudeau afirmou que a derrubada pode ter sido acidental, mas apontou que a investigação do caso precisa ser completa.

“Temos inteligência de várias fontes, incluindo nossos aliados e nossa própria inteligência. As evidências indicam que o avião foi abatido por um míssil terra-ar iraniano. Pode ter sido não intencional”, disse.

Justin Trudeau disse que inteligência aponta que avião ucraniano repleto de canadenses foi derrubado por míssil iraniano — Foto: Reuters/Blair Gable

Ainda durante a fala de Trudeau, o jornal americano “The New York Times” divulgou um vídeo que aparenta mostrar o momento em que o avião é atingido por um míssil.

Nenhum dos 176 passageiros que estavam a bordo sobreviveu.

Trudeau ainda disse que está em diálogo com a chancelaria iraniana — 63 passageiros que estavam no avião eram canadenses, e 138 deles tinham o Canadá como destino final. Teerã estaria mostrando abertura para permitir que agentes consulares canadenses fossem ao Irã para ajudar as famílias das vítimas.

  • Veja quem são as vítimas do desastre no Irã

Segundo o líder canadense, ainda é cedo para ficar atribuindo culpa pelo desastre ou tirando conclusões.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, — Foto: Henry Nicholls/Reuters

Logo após a fala de Trudeau, o premiê britânico Boris Johnson corroborou a fala de seu colega do Canadá: “Existe agora um conjunto de informações de que o voo foi abatido por um míssil terra-ar iraniano. Pode ter sido não intencional “, declarou.

Mais cedo, a imprensa americana divulgou que autoridades de Washington compartilham da visão de que a aeronave ucraniana foi atingida por um míssil. O Irã negou essa possibilidade.

Trump

Em declaração na Casa Branca, o presidente dos EUA, Donald Trump, foi questionado sobre o que achava que tinha acontecido com o avião. Ele respondeu que “alguém pode ter cometido um erro do outro lado”.

“Não quero dizer isso porque outras pessoas têm suspeitas”, disse Trump, mas acrescentou: “Alguém pode ter cometido um erro do outro lado… não o nosso sistema. Não tem nada a ver conosco”, afirmou, segundo a rede de televisão americana CNN.

Trump disse que tem um ‘pressentimento terrível’ sobre a queda do avião — Foto: Reuters/Kevin Lamarque

O presidente americano disse, ainda, que tem um “pressentimento terrível” sobre a queda do avião.

Segundo a agência de notícias Reuters, fontes do governo americano estão “confiantes” de que o avião foi derrubado por um míssil do Irã, de acordo com “dados de satélite”. Ainda segundo a agência, as fontes, que não foram identificadas, dizem que a aeronave “muito provavelmente” foi derrubada acidentalmente pela defesa aérea iraniana.

O Pentágono se negou a comentar a queda do avião.

Mais cedo, a revista americana “Newsweek” também havia informado sobre a possibilidade de o avião ter sido derrubado de forma “acidental” pela defesa antiaérea iraniana, segundo declarações feitas à revista por oficiais do Pentágono e da inteligência dos Estados Unidos e do Iraque, que também não quiseram se identificar.

Para fontes de segurança europeias, os relatos de que o avião foi derrubado são “críveis”, segundo a CNN.

Negativas iranianas

Em nota, um porta-voz do governo do Irã afirmou que os relatos de que um míssil atingiu o avião são uma “guerra psicológica” contra Teerã, e que o país está aberto à presença de representantes de outros países cujos cidadãos morreram na queda do avião.

Havia passageiros de 7 nacionalidades na aeronave: IrãCanadáUcrâniaAfeganistãoSuéciaReino Unido e Alemanha. O ministro de Relações Exteriores canadense, François Champagne, disse que as autoridades do país receberam indicações de que podem proceder para obter vistos iranianos. O Canadá rompeu as relações diplomáticas com o Irã em 2012.

O porta-voz do ministério de Relações Exteriores do Irã, Abbas Mousavi, disse que o país pede ao Canadá ou a qualquer outro país que tenha informações sobre a queda do avião as compartilhe com Teerã. O governo também disse que “pede de forma insistente” à Boeing, empresa fabricante do avião, que envie um representante para participar da investigação da queda.

Fonte: https://g1.globo.com/

Continue Reading
Advertisement

Mundo

A aldeia onde eles tiram selfies com múnias

Avatar

Published

on

É um dia de sol quente e pegajoso, como costuma acontecer aqui. Um ancião da aldeia caminha em direção a uma tumba - abrindo a entrada e puxando um caixão vermelho cilíndrico com a ajuda de seus amigos.

Nas montanhas da ilha Indonésia de Sulawesi vive uma tribo que tem uma abordagem totalmente diferente da morte da maioria das pessoas neste planeta. No ritual dos parentes Man’ene desenterram seus parentes mortos, os limpa, tiram selfies com eles e então os devolvem aos seus caixões.

É um dia de sol quente e pegajoso, como costuma acontecer aqui. Um ancião da aldeia caminha em direção a uma tumba – abrindo a entrada e puxando um caixão vermelho cilíndrico com a ajuda de seus amigos.

Ele abre o caixão para revelar o cadáver mumificado de sua mãe.

Os parentes se reúnem em volta e olham com amor enquanto Mama Kristina os encara sem expressão.

Mama Kristina é retirada de seu caixão e cuidadosamente limpa e vestida com roupas novas e limpas. Seu filho segura o cadáver mumificado da mãe em pé e a embaralha para que ela possa olhar a vista sobre os campos de arroz. Ele murmura amorosamente para ela enquanto faz isso.

Ela é apoiada pela casa da família para que sua família possa se conectar com ela novamente. Eles posam ao lado dela – tirando fotos com seus smartphones para postar no Facebook.

“Prezamos o amor dos nossos pais e queremos retribuir”. Explica o filho: “É assim que nos lembramos deles”.

Um segundo caixão é aberto e uma múmia é retirada. É um tio. Eles tiram o pó dele, colocam um cigarro fumegante em sua boca e posam ao lado dele tirando selfies.

múmias indonésias esquisitas
“Ma’nene é sobre nos lembrar de mostrar amor por nossos ancestrais”, explica um ancião. “Talvez eu ainda não tivesse nascido e meus ancestrais tivessem morrido, mas durante esta manene, posso mostrar gratidão a eles, pois teria sido impossível para mim nascer, se não fosse por meus ancestrais.”

Depois de seu tempo em nosso mundo, os cadáveres mumificados são ternamente colocados de volta em seus caixões. Dinheiro e cigarros são colocados ao lado deles. Em seguida, a tampa é fechada e eles são recolocados no lugar de descanso.

A ocasião é uma mistura de alegria e tristeza. Há risos, há lágrimas, tudo banhado em grande afeto e ternura.

Pode ser chocante e difícil de assistir, mas esta ocasião está no cerne do sistema de crenças de Torajan.

Os torajanos não fogem da morte como muitos no Ocidente, eles a consideram o centro de suas vidas. Pois a morte de Torajan não é o fim. Para eles, não há distinção rígida entre os vivos e os mortos. É um continuum gradual – um véu, não uma parede de tijolos.

Quando um parente morre, eles são mantidos em casa por semanas ou até anos. Tratados e falados como se fossem apenas um parente tranquilo e doente. Eles trazem comida e bebida, lavam e até deixam uma tigela no canto como banheiro para eles,

Depois de arrecadar dinheiro suficiente, eles finalmente os enterram em um funeral luxuoso que pode durar uma semana.

Os mortos estão vestidos com suas melhores roupas.

Continue Reading
Advertisement
Advertisement EuTeSalvo - Salvando os melhores blogs!

Mais lidas

Enable Notifications    OK No thanks