conecte-se conosco

Notícias

Ibama confirma que óleo encontrado em três praias do ES é o mesmo que atingiu o Nordeste

Avatar

Publicado

em

Militares do Exército limparam a Praia de Pontal do Ipiranga neste domingo (10) — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Em outras praias onde os fragmentos também chegaram, substância ainda está sendo analisada. Óleo foi recolhido em três municípios: São Mateus, Conceição da Barra e Linhares.

Até a noite desta segunda-feira (11), fragmentos de óleo chegaram a praias de três municípios do Espírito Santo. Em três delas, todas localizadas na cidade de São Mateus, no Norte do Estado, o Ibama confirmou que o óleo encontrado é o mesmo que atingiu o litoral do Nordeste. Militares da Marinha e do Exército atuam na limpeza das praias, que ainda não foram interditadas para banhistas.

São Mateus

São Mateus, a menos de 100 quilômetros da divisa com a Bahia, foi o primeiro município capixaba a registrar o aparecimento do óleo. A substância foi recolhida nas praias de Guriri, Barra Nova e Urussuquara.

O rio Cricaré, que abastece também o município vizinho de Conceição da Barra, é uma preocupação da prefeitura. Se o rio for atingido, mais de 100 mil pessoas podem ficar sem água. “Como é que vai fazer? Não se tira o óleo da água, então é preocupante”, disse o prefeito Daniel Santana.

Além disso, a prefeitura fechou a Foz de rios menores, por precaução.

Foz do Rio Mariricu, em São Mateus, foi fechada para tentar impedir contaminação de óleo — Foto: Eduardo Dias/TV Gazeta
Foz do Rio Mariricu, em São Mateus, foi fechada para tentar impedir contaminação de óleo — Foto: Eduardo Dias/TV Gazeta

Linhares

Na praia do Pontal do Ipiranga, em Linhares, o óleo apareceu pela primeira vez na manhã de domingo (10). O local foi limpo, mas o material voltou a aparecer nesta segunda-feira (11).

O recolhimento do óleo foi interrompido por conta do avanço do mar. A prefeitura informou que os trabalhos serão retomados nesta terça-feira (12).

De acordo com a prefeitura, o Sistema de Comando em Operações (SCO) de Linhares vai realizar o fechamento da foz do Rio Doce, em Regência. A medida evitará que o material atinja e contamine o estuário local – onde o rio encontra o mar.

Conceição da Barra

No final da tarde deste domingo (10), foram coletados pequenos fragmentos de óleo na Praia do Surf, Sede de Conceição da Barra. A Marinha do Brasil foi notificada através do Gabinete de Gestão de Crise, recolheu os resíduos e os encaminhou para análise. Ao todo foram coletados aproximadamente 600 gramas da substância.

Em Conceição da Barra, fragmentos vão passar por análise — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Conceição da Barra
Em Conceição da Barra, fragmentos vão passar por análise — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Conceição da Barra

As praias tiveram que ficar temporariamente interditadas, sendo liberadas em seguida. “A interdição foi apenas pelo período necessário para realizar limpeza, evitando-se assim aglomeração de curiosos sem equipamentos de proteção individual”, esclareceu o Secretário Municipal de Meio ambiente, André Tebaldi.

De acordo com o Ibama, também há registros da chegada do óleo em Itaúnas e na Foz lado norte do Rio São Mateus. O material ainda vai passar por análise.

Manchas de óleo

As manchas de petróleo em praias do Nordeste começaram a aparecer no dia 30 de agosto, na Paraíba. A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas.

O Espírito Santo é o 10º estado brasileiro a ser atingido pelo óleo. Já foram afetados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Fonte: G1 ES e TV Gazeta

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policia

Tentativa de homicídio: Motorista passa com caminhão em cima de motocicleta

Avatar

Publicado

em

SIMONÉSIA (MG) – A Polícia Militar de Simonésia registrou uma ocorrência de tentativa de homicídio, na quarta-feira, 27/11. O motorista de um caminhão passou em cima da motocicleta da vítima na tentativa de matá-la. Houve reação e o caminhoneiro foi baleado no braço.

A ocorrência foi registrada no córrego do Mato, zona rural de Simonésia. Policiais foram acionados por conta de uma confusão envolvendo um rapaz de 24 anos e o caminhoneiro de 43.

Testemunha, que é patrão do motociclista, contou aos policiais que socorreu o funcionário até em casa. Ele disse que o rapaz estava na moto, passando numa estrada vicinal, quando avisou o caminhoneiro. O motorista acelerou o caminhão em direção a ele, que já havia parado a motocicleta. O jovem foi atingido e o caminhoneiro passou por cima da moto.

O caminhão só parou depois de arrebentar uma cerca de arame farpado e descer por uma área de terreno na margem da estrada. A confusão teria continuado.

Segundo a ocorrência da PM, o autor saiu do caminhão com uma arma em punho falando que iria acabar com a vítima, a qual ainda estava debaixo da motocicleta, mas conseguiu se apossar de um machado e tentou golpeá-lo. O rapaz conseguiu se levantar, começou a lutar, tomou a arma e, para se defender, desferiu disparos contra o autor e fugiu do local.

Após algum tempo do ocorrido, o caminhoneiro deu entrada no pronto atendimento de Simonésia com lesões nos braços, decorrente dos tiros que havia levado. Ele foi transferido para o Hospital César Leite, em Manhuaçu, passou por cirurgia e ficou internado.

Já aos policiais, a versão do caminhoneiro é que, no primeiro momento, visualizou o motociclista puxando uma arma pra ele. Foi assim que acelerou o caminhão para cima do rapaz.

Relatou ainda que viu uma pessoa na estrada em uma motocicleta e que essa pessoa começou a efetuar disparos em sua direção, que os disparos também acertaram o caminhão, ficando as marcas na lataria do veículo.

Segundo a PM, o autor e a testemunha tiveram desentendimentos no início da semana, inclusive ocorrendo ameaça entre eles.

Os policiais procuraram o motociclista em casa, mas não foi localizado.

A perícia da Polícia Civil esteve no local dos fatos constatando, numa análise preliminar, que não havia marcas de disparos na lataria do caminhão, bem como relatou que não há marcas de frenagem na via. No entanto, verificou-se que os pneus do caminhão danificaram a motocicleta.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil que instaurou inquérito para apurar o que aconteceu e a participação de cada envolvido.

Redação do Portal Simonésia – Com informações da Polícia Militar

Continue lendo

Policia

PRF apreende 7,5 Kg de pasta base e cloridrato de cocaína destinados a Manhuaçu MG

Avatar

Publicado

em

VIANA (ES) – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde desta quinta-feira (21), na BR 101 em Viana,  7,5 Kg de pasta base e cloridrato de cocaína escondidos em compartimento  de veículo.

Equipe fiscalizava no Km 302, quando abordou o veículo Fiat Uno, com um ocupante. Ao realizar vistoria minuciosa no automóvel, foi localizado em compartimento escondido e montando por trás do para-choque, 5,5 Kg de pasta base e 2 Kg de cloridrato de cocaína.

Em conversa com os policiais, o condutor informou ter viajado em ônibus com itinerário Belo Horizonte x Guarapari, municipio em que recebeu o veículo Fiat Uno de um desconhecido e iniciou o transporte das drogas com destino a Manhuaçu/MG, pela quantia de R$ 1.500,00.

Diante dos fatos, o condutor foi encaminhado com as substâncias apreendidas à Delegacia de Polícia Civil de Cobilândia para os procedimentos cabíveis.

Com informações da ASCOM PRF

Continue lendo
Publicidade

Facebook

Siga-nos

Mais lidas