Connect with us

Geral

Governo federal reconhece situação de emergência em 14 cidades mineiras atingidas pela chuva

Avatar

Published

on

Portaria inclui onze municípios da Zona da Mata, dois da Região Metropolitana de Belo Horizonte e um do Centro-Oeste.

governo federal reconheceu a situação de emergência em 14 cidades mineiras atingidas pela chuva. A portaria, que inclui onze municípios da Zona da Mata, dois da Região Metropolitana de Belo Horizonte e um do Centro-Oeste, foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (7).

O reconhecimento do Ministério da Integração Nacional permite ampliar as ações de assistência e reconstrução das áreas prejudicadas pelos temporais que têm castigado o estado. Ele foi realizado por um “procedimento sumário”, que ocorre com base apenas no requerimento e no decreto de emergência do estado ou do município. Segundo o ministério, o objetivo “é acelerar as ações federais de resposta ao desastre, considerado de alta intensidade”.

De sábado (2) até esta quinta-feira (7), foram registradas três mortes no estado em decorrências dos temporais. O corpo de uma garota de 13 anos, que havia desaparecido em Urucânia, foi encontrado nesta terça-feira (5). Em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma mulher de 80 anos morreu afogada em casa no domingo (3). E em Perdizes, no Alto Paranaíba, um menino de seis anos morreu após ser levado por enxurrada no sábado (2). Quatro pessoas estão desaparecidas. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), 1.801 pessoas estão desalojadas e 966 estão desabrigadas no estado.

Na Zona da Mata, Abre Campo, Lajinha, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São José do Mantimento, São Pedro dos Ferros, Urucânia tiveram a situação de emergência reconhecida. A portaria ainda engloba Caeté e Pedro Leopoldo, na Grande BH, e Nova Serrana, no Centro-Oeste.

Na última terça, o governo já havia reconhecido situação de emergência em Ribeirão das Neves. Na portaria, constava ainda a cidade de Tombos, na Zona da Mata, que foi atingida por um temporal com granizo no fim de outubro.

 Prefeitos se reúnem com Temer

Prefeitos de cidades que sofrem os impactos dos últimos dias se reuniram, nesta quinta em Brasília, com o presidente Michel Temer (PMDB), com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB) e com o secretário Nacional de Defesa Civil, Renato Newton.

O encontro foi realizado a portas fechadas e, de acordo com a assessoria da presidência, discutiu o restabelecimento das condições dos municípios. Participaram os prefeitos de Contagem, Caeté, Ribeirão das Neves, Rio Casca e São João del Rei, além do senador Aécio Neves (PSDB) e dos deputados Caio Narcio (PSDB) e Domingos Sávio.

Com informações do G1 MG, Belo Horizonte

Brasil

Protesto de moradores na BR 262 em Rio Casca MG fecha rodovia nos dois sentidos

sexta-feira dia 09 de outubro de 2020 por volta das 17 horas aconteceu um Protesto de moradores na BR 262 na Travessa Jacarandá no município de Rio Casca MG

Kelly Dias Santos

Published

on

Na tarde para noite desta sexta-feira dia 09 de outubro de 2020 por volta das 17 horas aconteceu um Protesto de moradores na BR 262 na Travessa Jacarandá no município de Rio Casca MG onde foi feito um bloqueio de fogo que interditou a pista da BR nos dois sentidos.

Fote: Marcio Heleno MH WhatsApp

Moradores protestavam após a morte do Reginaldo Freitas Ex funcionário da Prefeitura de Rio Casca, um dia após o seu aniversário, após acidente com moto 150 da cidade de rio Casca MG em colisão com carro palio 1.4 placa de Ponte Nova MG na manhã desta sexta-feira dia 09 de outubro de 2020.

Os moradores relatarão ao Locutor Márcio Heleno, que a intenção é solicitar ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), que seja colocado nesta travessia 4 quebra-molas, uma vez que o radar que existia neste mesmo local e foi retirado, moradores aguardavam representantes pela rodovia BR 262, para liberação da via.

A via foi liberada por volta das 20 horas após representantes do DNIT assumirem o compromisso de colocarem os quebra-molas solicitados até a terça-feira.

O protesto gerou um grande engarrafamento nos dois sentidos de vários quilômetros como mostra as fotos.

Continue Reading
Advertisement
Advertisement EuTeSalvo - Salvando os melhores blogs!

Mais lidas

Enable Notifications    OK No thanks