conecte-se conosco

Notícias

Caratinga registra primeiro caso de leishmaniose tegumentar em 2020

CARATINGA- Foi notificado o primeiro caso de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) em 2020, no município de Caratinga. Trata-se de um paciente com idade entre 40 e 49 anos. De acordo com o Departamento de Epidemiologia e Estatísticas da Secretaria Municipal de Saúde, somente em 2019 foram 43 casos notificados.

Vinicius Silva

Publicado

em

Outros 43 casos foram notificados em 2019. Ao todo, são 215 casos em cinco anos

CARATINGA- Foi notificado o primeiro caso de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) em 2020, no município de Caratinga. Trata-se de um paciente com idade entre 40 e 49 anos. De acordo com o Departamento de Epidemiologia e Estatísticas da Secretaria Municipal de Saúde, somente em 2019 foram 43 casos notificados.

Conforme o coordenador da Vigilância em Saúde, José Carlos Damasceno, os números são expressivos. “Nos últimos cinco anos tivemos 215 casos notificados de LTA no município. Somente em 2019 tivemos 43, chamou nossa atenção, pois oito pacientes foram diagnosticados no perímetro urbano, mas isso não quer dizer que essa contaminação ocorreu na cidade, pode ter ocorrido na zona rural. Às vezes essa pessoa foi passear ou a trabalho na zona rural, mas existe sim a possiblidade dessa contaminação também ter ocorrido aqui, porque temos animais diagnosticados com LTA e temos a presença também do vetor aqui no perímetro urbano”.

Neste mês de janeiro, o primeiro caso de 2020 é de um paciente do Córrego Volta Grande, distrito de Patrocínio. De acordo com Damasceno, a localidade apresenta o maior número de notificações para a doença. “Quando analisamos os distritos, a maior incidência destes casos é justamente neste distrito, seguido de Sapucaia, Santa Efigênia e depois temos os casos distribuídos nos demais distritos de Caratinga”.

A Leishmaniose Tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. A doença é transmitida ao ser humano pela picada das fêmeas de flebotomíneos (espécie de mosca) infectadas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento específico e gratuito para a Leishmaniose Tegumentar, com uso de medicamentos específicos. No entanto, o diagnóstico precoce da doença é fundamental, como alerta José Carlos Damasceno. “Neste caso diagnosticado agora, o paciente custou a procurar o atendimento médico, não precisava ter chegado a esse estágio. Às vezes demora no atendimento, acaba prejudicando um pouco o tratamento, que acaba sendo mais prolongado. Se apareceu um machucadinho, demorou a cicatrizar, procure o atendimento médico”, finaliza.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policia

Dois homens são assassinados dentro de carro na zona rural de Mutum

Avatar

Publicado

em

MUTUM (MG) – Dois operários de uma pedreira em Imbiruçu foram assassinados na estrada na zona rural de Mutum, na manhã desta segunda-feira, 20/01. Os homens são residentes em Venda Nova do Imigrante (ES).

Por volta de 6:30 desta segunda, a Polícia Militar foi acionada por moradores que ouviram o barulho de disparos de arma de fogo. Os dois operários foram encontrados baleados dentro de uma picape Strada.

O Comandante do Pelotão da PM de Mutum, Tenente Douglas, relata que o carro foi encontrado tombado com os corpos dos dois operários. “Ao chegarmos no local da ocorrência, visualizamos um veículo Fiat Strada tombado lateralmente numa estrada que fica abaixo da estrada vicinal e, após aproximarmos, visualizamos dois corpos dentro do veículo. Foram localizados alguns estojos de munição calibre 380 deflagrados em meio aos corpos e ao veículo”.

Paulo Sergio Marques, 39 anos, e Marcelo de Agustini, 50 anos, são moradores de Venda Nova do Imigrante (ES) e trabalhavam numa pedreira localizada na zona rural do distrito de Mutum, que fica bem próxima à divisa com o Espírito Santo.

Denúncia apontou aos policiais que moradores ouviram vários disparos de arma de fogo e visualizaram duas motocicletas saindo do local em alta velocidade. No entanto, ninguém apresentou mais informações ou suspeitos. “Foram vistas duas motocicletas, com dois ocupantes em cada, próximas ao local dos fatos, sendo uma delas uma Titan ou CG preta e uma Bros vermelha. Moradores ouviram disparos e viram o veículo capotando pela ribanceira onde foi localizado. As motos fugiram sentido ao estado do Espírito Santo em alta velocidade”, detalha o oficial.

Equipes da Polícia Militar realizaram vários levantamentos na tentativa de identificar autores.

Segundo a PM, descobriu-se que, antes do fato, os autores estavam próximo à residência das vítimas num povoado de Venda Nova do Imigrante.

Fonte : Carlos Henrique Cruz – Portal Caparaó

Continue lendo

Geral

Homem morre em acidente de moto no trecho Manhuaçu – Realeza

MANHUAÇU (MG) – Antônio Amorim de Jesus, 58 anos, morreu num acidente com moto próximo ao km 46 da BR 262, entre Realeza e Manhuaçu. O acidente foi no início da tarde deste sábado, 18/01.

Vinicius Silva

Publicado

em

MANHUAÇU (MG) – Antônio Amorim de Jesus, 58 anos, morreu num acidente com moto próximo ao km 46 da BR 262, entre Realeza e Manhuaçu. O acidente foi no início da tarde deste sábado, 18/01.

Antônio conduzia uma motocicleta CG Titan, de Manhuaçu para realeza, quando numa curva ele esbarrou na lateral de um veículo que seguia no mesmo sentido.

“Ele leva um passageiro na moto e estavam carregando uma televisão entre eles. Com o esbarrão ele perdeu o equilíbrio e caiu na pista contrária. Um caminhão que seguia de Realeza para Manhuaçu acabou atropelando ao motociclista”, disse o Policial Rodoviário Federal, Edson Rhodes.

Ainda de acordo com Agente da PRF, informações de testemunhas davam conta de que o condutor da motocicleta seguia pela rodovia de forma imprudente e em alta velocidade. “Vários foram os relatos de que ele vinha ultrapassando em local proibido e fazendo zig zag entre os carros e infelizmente numa dessas manobras ele acabou perdendo o equilíbrio, que resultou na sua morte, um fato triste”, lamenta.

O Corpo de Bombeiros de Manhuaçu foi acionado, mas chegando ao local, nada pode ser feito. “Uma médica que passava pelo local prestou o primeiro atendimento à vítima e atestou o óbito. O passageiro da motocicleta teve apenas uma pequena escoriação na perna e dispensou atendimento. Ele também contou que Antônio perdeu o equilíbrio ao esbarrar na lateral do veiculo que seguia logo a frente, ao tentar ultrapassa-lo”, finaliza Rhodes

Após os trabalhos da Perícia Técnica da Polícia Civil, o corpo foi liberado para funerária e os veículos retirados do local.

Jailton Pereira – [email protected]

Fonte: https://www.portalcaparao.com.br/noticias

Continue lendo
Publicidade

Facebook

Siga-nos

Mais lidas