conecte-se conosco

receitas

Bem Casado

Avatar

Publicado

em

Ingredientes: 
Massa
4 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
Recheio
1 lata de Leite MOÇA®
Calda
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro.

Modo de Preparo: 
Massa:
Em uma batedeira, bata os ovos e o açúcar por cerca de 5 minutos, até obter uma massa de consistência leve e fofa. Junte o fermento em pó e desligue a batedeira. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo levemente com um batedor de arame até ficar homogênea . Coloque a massa em um saco de confeitar e pingue porções da massa em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, deixando espaço entre elas. Leve ao forno médio-alto (200° C), preaquecido, por cerca de 8 minutos ou até ficar firme e levemente dourado. Retire da assadeira ainda quente e reserve.
Recheio:
Retire o rótulo e o excesso de cola da lata. Em uma panela de pressão, coloque a lata fechada com água suficiente para cobri-la por completo. Tampe a panela, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 30 minutos (contados após início da fervura). Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar completamente antes de abri-la. Transfira o conteúdo para um recipiente e misture para ficar homogêneo. Com auxílio de uma espátula, espalhe cerca de 1 colher (chá) do doce de leite sobre um disco de massa reservado e cubra com outro disco, formando um sanduíche. Reserve-os.
Calda:
Dissolva o açúcar em meia xícara (chá) de água morna até obter uma calda grossa. Apoie cada doce reservado em um garfo e, com o auxílio de uma colher, banhe-o com a calda. Deixe secar sobre uma grelha, em lugar arejado, até formar uma casquinha branca de açúcar.
Para embalar:
Antes de embalar, prepare o papel, cortando papel celofane e papel crepom em quadrados de 20 cm. Depois de secos, embrulhe os doces primeiro com celofane, depois com o crepom. Arremate com um laço de fita.
DICAS:
– A massa fofa e aerada deve ser levada ao forno o mais rápido possível. Evite demorar muito para assá-la, assim os discos de massa ficarão fofos e macios depois de assados.
– Cuidado com o ajuste do tempo de forno. Em poucos minutos, os discos de massa ressecam demais e viram biscoitinhos. Em equipamentos mais potentes, o tempo de forno pode ser menor.
– A calda fica mais fácil de ser manuseada se estiver morna. Você pode deixá-la aquecida em banho-maria para facilitar o banho dos bem-casados.
Congelamento:
Deve ser mantido em congelador por até 3 meses, desde que não tenha sido finalizado com a cobertura (calda de açúcar). Após descongelamento e finalização com a calda, deve ser consumido em até 3 dias.

Continue lendo
Publicidade

receitas

Café gelado e cremoso que está bombando nas redes sociais

Avatar

Publicado

em

caNa quarentena o Café Gelado, assim como o Dalgona Coffee , fez um sucesso! É uma forma diferente de beber o tradicional café e que vai lembrar a sua cafeteria favorita. Em apenas 30 minutos você tem uma bebida deliciosa para servir no lanche da tarde.

Guia de Cozinha

Na quarentena o Café Gelado, assim como o Dalgona Coffee , fez um sucesso! É uma forma diferente de beber o tradicional café e que vai lembrar a sua cafeteria favorita. Em apenas 30 minutos você tem uma bebida deliciosa para servir no lanche da tarde.

Tempo: 30min (+1 dia de geladeira)
Rendimento: 2
Dificuldade: fácil

Ingredientes do Café Gelado

  • 1 colher (chá) de gelatina sem sabor
  • 1 xícara (chá) de café pronto frio
  • 1 lata de creme de leite gelada e sem soro
  • 7 colheres (sopa) de açúcar
  • Chantilly a gosto para servir

Modo de preparo

Para fazer o seu café gelado e cremoso, misture a gelatina sem sabor no café pronto frio e mexa até dissolver tudo. Depois, coloque a lata de creme de leite, o açúcar e a mistura do café com a gelatina no liquidificador. Bata tudo por aproximadamente 1 minuto ou até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Despeja em taças ou copos de sua preferência e coloque na geladeira durante 1 hora para ficar bem geladinho e cremoso. Retire, enfeite com chantilly – a quantidade fica a gosto de quem vai beber – e polvilhe com cacau ou pó de café para ficar bem bonito. Prontinho, é só servir!

Fonte: undefined – iG @ https://receitas.ig.com.br/guiadacozinha/2020-07-25/aprenda-a-fazer-o-cafe-gelado-e-cremoso-que-esta-bombando-nas-redes-sociais.html

Continue lendo

receitas

Bolo de chocolate com amendoim-receita

Avatar

Publicado

em

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 maçã
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de café coado
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • manteiga para untar a fôrma
  • farinha e chocolate em pó para polvilhar a fôrma

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Numa tigela pequena, misture ½ colher (sopa) de farinha de trigo com 1 colher (sopa) de chocolate em pó para polvilhar a fôrma.
  2. Unte com manteiga uma fôrma redonda de 20 cm de diâmetro e 10 cm de altura. Corte um disco de papel-manteiga usando o fundo da fôrma como medida, pressione com os dedos para colar o papel no fundo untado e unte novamente com manteiga sobre o papel. Polvilhe o fundo e laterais da fôrma com a mistura de farinha e chocolate, bata bem sobre a pia para retirar o excesso.
  3. Numa tigela, misture a farinha com o chocolate em pó e reserve. Lave, seque e corte a maçã ao meio – nem precisa descascar. Retire as sementes, corte em pedaços médios e transfira a maçã para o liquidificador.
  4. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à maçã – se um estiver estragado você não perde a receita. Acrescente o café, o óleo, os açúcares e bata bem até formar ficar liso.
  5. Transfira para uma tigela e acrescente a mistura de secos, em etapas, passando pela peneira. Misture delicadamente com o batedor de arame para incorporar. Por último, misture o fermento em pó.
  6. Coloque a massa na fôrma preparada e gire sobre a bancada para nivelar. Leve ao forno para assar por cerca de 1 hora – para verificar, espete um palito: se sair limpo, está pronto, caso contrário deixe assar por mais alguns minutos. Enquanto isso, aproveite para preparar a pasta de chocolate e amendoim.
  7. Retire do forno e deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar.

PARA A PASTA DE CHOCOLATE COM AMENDOIM

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (chá) de chocolate meio amargo (55-60%) picado grosseiramente (cerca de 450 g)
  • 1 ¼ de xícara (chá) de amendoim sem casca nem sal
  • 3 colheres (sopa) de óleo

MODO DE PREPARO

  1. Coloque o chocolate numa tigela de vidro e leve para rodar no micro-ondas, em potência média, de 30 em 30 segundos até derreter – mexa a cada etapa para não queimar e derreter de maneira uniforme. Reserve.
  2. Numa frigideira pequena, coloque o amendoim e leve ao fogo médio para aquecer por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar levemente tostado. Transfira o amendoim ainda quente para o liquidificador e bata, no modo pulsar, até formar uma farofa úmida – se necessário, pare de bater e raspe a lateral do copo com uma espátula para misturar. Junte o óleo, o chocolate derretido e bata bem até formar uma pasta.
  3. Transfira para uma tigela e leve à geladeira para esfriar por cerca de 40 minutos, ou até que as bordas estejam firmes e o centro ainda derretido – assim a pasta fica na consistência ideal para rechear e cobrir o bolo. Mexa bem com uma colher e mantenha em temperatura ambiente até a hora de usar. Se preferir, prepare o creme de chocolate com antecedência e mantenha na geladeira até a hora de montar o bolo. Basta reaquecer no micro-ondas, de 10 em 10 segundos, mexendo a cada etapa até ficar macio novamente.

PARA A MONTAGEM

INGREDIENTES

  • praliné a gosto para decorar

MODO DE PREPARO

  1. Assim que o bolo estiver frio, cubra a assadeira com um prato e vire de uma só vez para desenformar. Descarte o papel manteiga e desvire o bolo sobre a tábua – assim a base, que é mais retinha, fica do lado de cima.
  2. Com uma faca de pão, corte apenas a superfície do topo do bolo para nivelar. Corte o bolo ao meio, no sentido da largura, para formar duas camadas (se preferir, utilize uma linha grossa em vez da faca).Transfira a primeira camada de bolo para o prato de servir.
  3. Com uma colher, espalhe metade da pasta de chocolate sobre a primeira camada do bolo, do centro para a borda – ela vai ser o recheio. Cubra com a segunda camada de bolo e pressione delicadamente para firmar.
  4. Coloque o restante da pasta sobre o topo do bolo, às colheradas, e espalhe com as costas da colher para ficar rústico. Polvilhe com o praliné e sirva a seguir.


OBS: você pode montar o bolo na manhã da festa (sem o praliné) e deixar em temperatura ambiente até a hora de servir.

Este conteúdo faz parte da Cozinha 3 por 4, um projeto do Panelinha patrocinado pela Philips Walita.

O bolo de chocolate com amendoim está servido no Prato de Bolo [sumac] do Acervo Panelinha

Fonte: panelinha.com.br

Continue lendo
Publicidade

Facebook

Siga-nos

Publicidade

Mais lidas

Enable Notifications    Ok No thanks