Connect with us

Notícias

Barco que desapareceu de Fernando de Noronha é encontrado na Guiana Francesa

Publicado

em

Segundo a Maria, Barco Maria Bonita VI foi encontrado na Guiana Francesa — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

O barco de turismo Maria bonita VI desapareceu de Fernando de Noronha em 27 de maio e foi encontrado na Guiana Francesa mais de um mês depois, de acordo com a Marinha. A localização do barco surpreendeu os navegadores experientes residentes em Noronha, que analisaram fatores que podem descrever como o barco viajou mais de 2.000 quilômetros sem tripulação.

Para eles, o vento, a configuração da embarcação e a corrente como fatores que contribuíram para o deslocamento. O engenheiro de pesca Léo Veras, que vive em Noronha há 31 anos e é proprietário de duas embarcações, explicou que a embarcação deve ter sido transportada pela corrente equatorial.

“O sistema de corrente equatorial do sul é muito forte. A corrente que vem da África para a América do Sul é apressada. Perto do Ceará, a corrente se eleva para o norte”, disse Veras.

A aceleração das correntes é um fenômeno que acontece durante todo o ano, mas, segundo o engenheiro pesqueiro, em 2021 ela é mais forte do que o normal.

Com 49 anos de experiência no océano, o radioamador e capitão de barco Carlos Marenga disse que ficou surpreso ao saber da identificação do barco em um ponto tão distante. “O común é que os barcos à deriva de Noronha são encontrados na costa brasileira, até o Ceará”, disse Marenga.

Marenga é conhecida na ilha por apoiar o resgate de barcos e naufrágios, localizando também os barcos à deriva. Como ele conhece bem as correntes marítimas da região, ele ajuda nas buscas e faz contato com os barcos que possam estar por perto. Além disso, ele também trabalha como profissional especializado na transferência de barcos para Noronha, como capitão oceânico.

Para Marenga, a razão para a Maria Hermosa VI, que estava sem tripulação, ter ido tão longe está ligada ao vento do dia e também ao tipo de construção da embarcação. “No dia em que desapareceu, a velocidade do vento era de 25 nós [45 quilômetros por hora], o que é um vento muito forte”, disse ele.

“O Maria bonita VI é um barco que tem um lado e cabine elevados. Isso funcionou como uma espécie de vela. O vento empurrou o barco, que pegou a corrente que levava amarré para a região da Guiana Francesa”, disse Marenga.

Veras concordou com a análise de Marenga, apontando que a soma dos dois ventos e a corrente com a configuração do barco ajudam a descrever como o Maria Hermosa chegou à Guiana Francesa sem ninguém dentro.

O barco foi ancorado no Porto de Santo Antônio e acabou se soltando da bóia, ficando à deriva no dia 27 de maio. Em uma nota, a Marinha explicou que soube em 30 de junho que o barco estava localizado a mais de 230 quilômetros da costa da Guiana Francesa.

O proprietário do barco Maria bonita VI, Paulo Fatuch, informou ao G1 que ainda não foi informado do local e que não tem planos de recolher o barco.

O radioamador comparou a localização do barco Feliz Tripulante, usado nos anos 90 na gravação da série Riacho Doce da TV Globo, que também estava à deriva sem tripulação e foi encontrado em Areia Branca, no Rio Enorme do Norte, a 500 quilômetros de Noronha.

“O Feliz Navegante é um barco baixo, sem cabine. O vento na etapa em que ele desapareceu era mais fraco, isto contribuiu para seu aparecimento mais próximo a Fernando de Noronha, no Rio Enorme do Norte”, comparou Marenga.

Publicidade

Notícias

IDOSO MORRE EM ACIDENTE NA BR-474

Publicado

em

Um homem de 66 anos morreu em um acidente entre um carro e um caminhão, na BR-474, próximo a Aimorés, na tarde desta quinta-feira (21). Segundo a Polícia Militar, Gerson Fernandes de Carvalho (foto) conduzia o carro, que rodou na pista e atingiu um caminhão.

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas constatou a morte do idoso ao chegar ao local do acidente .O motorista do caminhão, de 33 anos, disse que tentou desviar, levando o veículo mais para a margem da rodovia, mas não conseguiu evitar a colisão.

Ele chegou a ser levado por ambulância para hospital em Aimorés, mas dispensou atendimento médico por não estar ferido. Foi realizado o teste de alcoolemia no condutor do caminhão, não sendo constatada a presença de álcool no sangue dele.Após trabalho da perícia, o corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Governador Valadares. As causas do acidente serão investigadas.

Informações: G1 Vales de Minas

Continue lendo

Notícias

IDOSO É RESGATADO EM SITUAÇÃO DE TRABALHO ESCRAVO

Publicado

em

Um idoso, de 79 anos, foi resgatado em um sítio no Córrego da Bananeira, zona rural de Ipanema, em condições análogas às de escravo. A vítima foi localizada pelo Ministério Público do Trabalho durante ação em parceria com a Auditoria Fiscal do Trabalho do Ministério da Economia e Polícia Militar.

“Foram constatadas inúmeras irregularidades, como falta de registro em CTPS; falta de pagamento de salários e 13º salário; ausência de depósito de FGTS e contribuição previdenciária; não concessão de férias; ausência de limitação da jornada de trabalho; não fornecimento de EPIs; ausência de realização de exames médicos e de medidas de gestão de segurança no trabalho rural; constatação de moradia rural em condições inadequadas de segurança, conforto e higiene”, explicou o procurador Fabrício Borela Pena.

Segundo as investigações, desde que o idoso se mudou para a fazenda, iniciou trabalhos braçais e jamais foi reconhecido como trabalhador. Além disso, o cartão de aposentadoria da vítima era mantido em poder da proprietária do sítio. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, está sendo feita uma negociação com o empregador de pagamento das verbas salariais, rescisórias e indenizatórias do trabalhador, além da compensação pelos danos sociais decorrentes da conduta praticada.

Informações: G1 Vales de Minas

Continue lendo

Notícias

HOMEM FICA FERIDO APÓS CARRO SAIR DA PISTA E CAIR EM BARRANCO

Publicado

em

Um homem ficou ferido na tarde deste domingo (17) após perder o controle da direção e capotar com seu veículo na BR-356, na serra do distrito de Pirapanema, próximo à Muriaé.

O automóvel saiu da pista e caiu em um barranco de aproximadamente 4 metros de distância da pista. O Corpo de Bombeiros compareceu com a viatura de salvamento juntamente com o Samu para atendimento à vítima de aproximadamente 50 anos.

Ele estava consciente, porém confuso. Ele teve várias escoriações, cortes na face e sentia muitas dores nas pernas. Logo após os trabalhos iniciais de socorro ele foi encaminhada para o Hospital São Paulo.

Informações: Rádio Muriaé

Continue lendo

Notícias

JOVEM É ENCONTRADA MORTA EM CASA NOTURNA

Publicado

em

Uma jovem de 23 anos foi encontrada morta na madrugada desse domingo (17) em uma casa noturna na rua Granito, no bairro Iguaçu, em Ipatinga. Colegas da vítima disseram aos policiais que ela consumiu álcool e drogas em excesso.

O responsável pela casa de entretenimento adulto disse aos militares que por volta de 03h40 fechou o estabelecimento e foi para sua residência deixando na boate três jovens que trabalham no local, pois elas são de fora e usam um alojamento nos fundos para dormirem.

Por volta das 04h23, recebeu uma ligação de uma das jovens, de 22 anos, relatando que Darcileia dos Santos Kalott, de 23 anos, tinha surtado depois de fazer uso de drogas e álcool e que parecia incorporada por espíritos. Disse também que em determinado momento, Darcileia quebrou o espelho e machucou o pé, ainda alterada, saiu para a recepção do estabelecimento a procura de uma faca, como não achou, agarrou a jovem de 18 anos pelo pescoço tentando sufocá-la, que nesse momento as duas seguraram ela e a colocaram no chão.

Logo depois perceberam que ela havia perdido os sentidos,e não mais respondia . Ao chegar no local, o responsável da boate esperou as viaturas chegarem para tomar as providências. As duas jovens que presenciaram os fatos contaram a mesma versão para os policiais. Uma equipe do Samu compareceu ao local e tentou reanimar a vítima, porém sem êxito, confirmando o óbito. A perícia realizou os trabalhos de praxe, liberando o corpo para a funerária que o removeu para o IML, não detectando sinais de violência.Foi realizado buscas no alojamento e encontrado uma porção de maconha, tendo as duas conduzidas assumido a propriedade da substância. A boate não possui sistema de filmagens. Foi recolhido da vítima um aparelho celular, um cordão dourado com pingente.

Informações: Plox

Continue lendo
Publicidade

Mais lidas

%d blogueiros gostam disto:
Ativar notificações    OK Não, obrigado