Connect with us

receitas

Aprenda a receita de um delicioso pirão de queijo

Publicado

em

No Nordeste o pirão é um prato tradicional da culinária sertaneja.

No Nordeste o pirão é um prato tradicional da culinária sertaneja e pode ser feito a partir do caldo de carne, de galinha e até de frutos do mar. Mas nem todo mundo conhece a receita do pirão de queijo, apesar de ser uma receita simples e rápida de fazer. Ele vai bem com o feijão verde, a carne de sol e até com uma salada. Confira a receita:

Ingredientes:

  • 280 g de queijo coalho ralado fino
  • 280 g de queijo de manteiga ralado fino
  • 800 ml de leite
  • 80 g de farinha de mandioca branca
  • 100 ml de manteiga de garrafa
  • 100 g de nata
  • Sal a gosto

Em uma panela colocamos o leite para ferver. Quando ele levantar fervura, colocamos os queijos. Primeiro o queijo coalho. Incorporamos ele ao leite e em seguida colocamos o queijo de manteiga. Os queijos devem estar bem fininhos para facilitar na hora de incorporar ao leite. Pra isso, devemos mexer sempre até que os queijos derretam por completo, inclusive passando a colher no fundo da panela pra que o queijo não queime.

O tempo de cozimento vai depender da panela e da quantidade de pirão desejada. Quando a mistura estiver bem consistente e sem pedaços de queijo, a gente começa a incorporar a farinha de mandioca aos poucos e mexendo sempre. Depois de colocar toda a farinha, cozinhamos mais um pouco até ficar na consistência de pirão. Consistência do pirão também depende do gosto. Para atingir o ponto desejado é só dosar a quantidade desejada de farinha.


Pra finalizar colocamos a nata e manteiga de garrafa. É importante provar o pirão antes de acrescentar esses últimos ingredientes, pois dependendo do sabor dos queijos, não há necessidade de colocar toda quantidade sugerida na receita, inclusive o sal. Se os queijos tiverem uma boa quantidade de sal, não precisa colocar mais.

Depois de colocar a nata e a manteiga, é só misturar mais um pouco até incorporar e deixar o pirão homogêneo. Depois é só desligar o fogo e servir ainda quente.

Pra deixar o prato ainda mais bonito, podemos colocar um pouco de queijo coalho ralado por cima.

Fonte: Inter TV Costa Branca/g1.globo.com

Publicidade
Enable Notifications    OK No thanks